Tó formadis

ME FORMEI, VIADAS!!!

É isso mesmo meus amores, no dia 29 de junho eu apresentei a bagaça do TCC.

(Da esquerda para a direita estão o prof. Robson (meu orientador), eu (meu eu) e o prof. Wellington (que fez parte da banca). A prof. Luciana também fez parte da banca, mas ela tinha que participar de uma outra banca logo em seguida e por isso teve que sair logo)

|E no dia 17 de julho eu colei grau:

Eu entrei no SMD (Sistemas e Mídias Digitais) em 2012.1. Demorei pra caramba pra me formar. O motivo é só os meus dodóis mentais que me atrapalharam muito mesmo. No início do curso eu não sabia ainda o que fazer da vida (não que agora eu sabia) e tentei levar duas faculdades ao mesmo tempo, SMD na UFC e Engenharia Mecatrônica no IFCE (sendo que eu já vinha de um outro curso, Administração, também na UFC), o que se mostrou um verdadeiro desastre. Acabei trancando a Engenharia, mas o meu histórico no SMD já estava bem estragado. Isso mexeu com o meu juízo durante um certo tempo, mas eu aprendi a me resignar e aceitar que eu me formaria no meu tempo.

Eu gostaria de compartilhar com vocês algumas coisas que fiz no decorrer do curso. Um compilado de trabalhinhos que são boas lembranças do que eu aprendi no decorrer do curso. Vamos lá.

Robopunk

Durante a cadeira de meios de representação gráfica no primeiro semestre (um salve aí pro prof. Natal) eu descobri o mundo do desenho, tentei rabiscar uma coisa ou outra mas logo percebi que eu me saia muito melhor com desenho vetorial. Essa ilustração eu fiz usando o finado Adobe Flash.

O nascimento do homem

MEU DEUS COMO EU AMO ESSA ANIMAÇÃO! Essa animação foi feita para um projeto do MEC que eu fiz parte, os desenhos e a animação foram feitas pelo Onofre Paiva (saudades de trabalhar com vc meu lindo), e eu contribui com o roteiro e edição de áudio.

Fábulas de Esopo – O Leão e o Rato

Essa animação eu fiz em 2014 (nem acredito que já fazem 4 anos), eu estava fazendo a cadeira de Design de Som (um salve pro prof. Ernesto), acabei me empolgando e fiz toda uma animação pra contextualizar.

Brincando um pouquinho com animação quadro a quadro

Essa animação só tem 9 segundos mas eu adorei o resultado. Foi feita na cadeira de Técnicas de animação analógica em 2015.

Os mistérios da Seara

Trabalho final da cadeira de Fotografia Digital (um salve pro prof. Ismael) que eu gostei bastante do resultado final também.

Arduino + Pulse Sensor + Processing

Trabalho que fiz na cadeira de Instalações Multimídia em 2015, o resultado ficou interessante mas merecia mais polimento (como a maioria dos trabalhos aqui).

 

Protótipo Harpa Laser: Arduino + Raspberry Pi

Uma geringonça né? A aparência não é das melhores, mas funciona e foi beeeeeeeeem difícil fazer isso funcionar, e o resultado final pelo menos ficou divertido. Esse trabalho não foi de nenhuma de cadeira, e sim de uma bolsa de monitoria da cadeira de Marketing e Tecnologia ministrada pelo professor Murakami lá na FEAAC (um salve pro professor Murakami).

Quatro coisas que aprendi esse semestre e com esse trabalho

2016 foi ano que me deu muuuuuuuuuuuuuuuuuuuita dor de cabeça por conta dos trabalhos do SMD, então fiz esse vídeo que eu acho que vale a pena compartilhar aqui.

E agora vem a cereja do bolo…

Radar Político Ce

O meu TCC foi essa aplicação que vocês acabaram de ver no vídeo (que eu acredito que tenha conseguido passar a mensagem sobre o que é a aplicação). Ela ainda não está disponível no Google Play, mas estará em breve e quem sabe já com algumas melhorias.

Houveram muitos outros trabalhos, alguns com resultados interessantes, outros nem tanto, mas eu resolvi colocar nessa lista os que me trazem boas lembranças quando eu olho, os que me trazem más lembranças eu resolvi deixar de fora dessa lista.

*** AGRADECIMENTOS ***

Como vocês sabem, eu valorizo muito uma coisa chamada gratidão. Então eu não poderia deixar de citar alguns nomes que conheci e foram importantes para mim durante a graduação.

Professora Luciana, obrigado por ter ficado do meu lado durante a cadeira de metodologia, foi período difícil pra mim e aquele apoio foi muito importante. Obrigado também pelos comentários do TCC, me deixou bastante motivado pro mestrado.

Professor Wellington, muito obrigado pelos comentários do TCC também. Os seus comentários junto com os da prof. Luciana me deram um gás danado pro mestrado.

Professor Herbert, muito obrigado pela primeira oportunidade de trabalho dentro do SMD. Levarei para vida toda as experiências que tive no projeto em que trabalhamos juntos.

Professor Edgar, é até difícil dizer alguma coisa viu? Muito o que agradecer, muito mesmo. Reitero o que já lhe disse antes, espero um dia poder fazer por você o que você já fez por mim.

Professor Robson e Melo, é engraçado como vocês tiveram um papel parecido na minha formação, me empurravam pra fogueira quando eu estava parado e me puxavam de volta quando eu estava perto de me queimar. Agradeço muito aos dois por terem me acompanhado nas minhas inquietações intelectuais.

Professor Clemilson, Ernesto e Murakami, obrigado pelos momentos que tivemos juntos nos projetos e nas salas de aula que foram sempre tão empolgantes e divertidos.

Alan e Monalisa, obrigado por serem sempre tão solícitos, vocês salvaram a minha pele várias vezes.

Onofre Paiva, Samara Lou, Lucas de preto e Paula Farias, obrigado pela amizade 🙂

Alexia Lídice obrigado pela amizade e pela cumplicidade intelectual 🙂

Deive Agostinho e Fabrícia Diniz, se um dia esse app do tcc der dinheiro eu tenho que pagar royaltes para vocês. Esse trabalho simplesmente não existiria sem vocês duas.

João Paulo, obrigado pela revisão (caso alguém tenha interesse em contratar um revisor profissional, o contato  dele é 9839-7839).

Durante a produção do TCC aconteceu algo que de vez em quando acontece comigo, uma inspiração para um texto ou poema que chega de forma meio mágica, como se um espírito baixasse em mim. Dessa vez eu estava no ônibus voltando do trabalho pra casa. O texto veio, e quando passei pro papel percebi que era algo sobre os meus orientadores do TCC, que foram o prof. Robson Loureiro e a prof. Deiviane Agostinho (coorientadora), curiosamente ambos são filósofos. Comprei um presente para cada um e escrevi o poema como dedicatória e gostaria de compartilhá-lo com vocês:

Ele é filósofo e queria levar uma vida normal

Ele é filósofo mas queria levar uma vida normal

Quem é filósofo  consegue levar uma vida normal?

Por que quem é filósofo não consegue levar uma vida normal?

O filósofo é assombrado?

Por que o filósofo é assombrado?

Por que vê coisas?  Vê coisas porque é filósofo?

Quem é filósofo vê o que?

Quem é filósofo vê fantasmas?

Fantasma de quem?

Da intolerância?

Da arrogância?

Da desigualdade?

Ele queria levar uma vida normal, mas era filósofo

Eu estou feliz em ter concluído a graduação (até porque eu não aguentava mais ;P), especialmente porque agora eu sinto que faz sentido fazer um mestrado. Então para finalizar gostaria de encerrar esse texto compartilhando essa musiquinha com vocês:

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *