“É a interdependência econômica entre os países”
A palavra globalização agrega em si um significado bastante abrangente, por vezes não muito claro, apesar de fazer parte do nosso cotidiano. A primeira coisa que devemos ter em mente ao falar sobre esse tema é: globalização do que? O que é que agora esta em nível global? A mídia? As empresas? Os governos? Sim, todos eles estão relacionados economicamente, o que caracteriza a globalização. Mas ainda há algo por traz que proporciona essa interdependência economia. Afinal, o que foi mesmo que se Globalizou? O nosso atual sistema econômico, o capitalismo. Foi isso que se generalizou (globalizou) após a primeira revolução industrial.
Discutir a origem da globalização é discutir as origens do capitalismo. Essa discussão é muito perigosa, pois, a muitos autores com opiniões muito diferentes. Mas vou dar uma situação para mostrar a quanto tempo essas relações vêm se construindo, durante o período colonial, o Brasil produzia cana-de-açúcar financiada por Portugal com mão-de-obra vinda de vários países da África. Perceba que o que gerou a globalização do capitalismo não foi algo que aconteceu da noite para o dia. Foi um processo.
Para visualizarmos essa interdependência econômica entre os países podemos utilizar inúmeros exemplos mais atuais, por exemplo, a Nike que tem sede nos E.U.A mas não produz um só par de tênis, as fabricas estão em vários países como Indonésia e México. A Nike depende da mão-de-obra de outros países para produzir, estes dependem da marca americana para vender o que é produzido.
Existem muitas pessoas que durante discussões dão a globalização como resposta para as picuinhas do mundo moderno. Como se apenas isso encerrasse a discussão, sem entender de fato o significado da palavra. É interessante compreendermos como funciona esse processo e sua origem para que não se cometa esse erro.