Minha coleção de Quadrinhos

Eu entrei tarde no mundo dos quadrinhos, apesar de sempre me enquadrar no perfil de nerdão. Comecei a comprar influenciado pelos filmes de super heróis, os primeiros quadrinhos que comprei foram todos desse gênero, mas em pouco tempo comecei a explorar outros gêneros dentro do meio. Acho que aqui já começa um senso comum errado (preconceito?) sobre esse universo. Muita gente acha que o mundo dos quadrinhos se resume a super heróis e Turma da Mônica. Como veremos mais à frente, existe uma infinidade de outros gêneros e possibilidades dentro dos quadrinhos. Atualmente eu tenho pouco mais de 100 títulos diferentes. Isso não é nada comparado a grandes colecionadores, mas já é o suficiente para adquirir alguma experiência e indicar algo para quem gostaria de iniciar nesse universo.

Por onde começar?

Essa é uma pergunta muito comum. Muita gente tem vontade de entrar no mundo dos quadrinhos, mas não faz ideia como. Esse primeiro contato realmente é complicado. Se você for em uma loja de quadrinhos hoje, encontrará uma infinidade de títulos de lançamento mensal. Esses títulos têm uma continuidade. Se você pegar uma edição aleatória para ler, será mais ou menos como pegar um capítulo aleatório no meio de um livro sem ter lido o que veio antes, ou seja, você não vai entender nada. Essas mensais tem o formato de uma revista e caso você queira realmente começar por esse caminho, precisa começar lendo da edição número 1 daquele título. Na minha opinião (que não vale lá muita coisa) as revistas mensais são o pior caminho para entrar nesse universo. Então o meu conselho seria começar procurando as graphic novels.

O que são graphic novels?

São quadrinhos que possuem início, meio e fim em uma única edição. Não precisa se preocupar com uma cronologia. Aqui no Brasil, geralmente as graphic novels são lançadas em capa dura, mas existem algumas que são lançadas em capa cartão também. Então todo quadrinho capa dura é uma graphic novel? Não! Existem alguns quadrinhos capa dura que são a compilação de revistas mensais já lançadas, ou seja, elas também terão numeração. Por exemplo, o título “Pantera Negra uma nação sob nossos pés – Volume 1” compila as revistas mensais do número 1 ao 4 de uma determinada fase do Pantera Negra.. “Pantera Negra uma nação sob nossos pés – Volume 2” compila as revistas mensais do número 5 ao 8 dessa mesma fase, e assim por diante. geralmente na contra capa vem dizendo quais edições estão compiladas. Eu sei, parece complicado. Quando você está começando nesse meio parece confuso realmente, mas depois de um tempo você entende.

Então como saber se um título faz parte de uma cronologia maior ou não?

Geralmente é preciso pesquisar um pouco antes. Duas coisas que ajudam bastante, a primeira é perguntar ao vendedor da loja sobre o quadrinho, geralmente os vendedores de lojas de quadrinhos são consumidores vorazes de quadrinhos, então certamente ele saberá ajudar. A segunda é procurar indicação de alguém que já é do meio, seja de canais especializados na internet, ou de algum amigo. Como estamos todos entre amigos aqui, farei uma lista de indicações de quadrinhos que eu considero ser uma ótima porta de entrada para esse universo e que saem totalmente do gênero de super heróis.

Graphic MSP

MSP significa Maurício de Souza Produções. É a empresa do Maurício de Souza, criador da Turma da Mônica, responsável por gerenciar todas as propriedades intelectuais criadas por ele. As Graphic MSP são um selo editorial para lançar as graphic novels dos personagens do Maurício de Souza, mas há um grande diferencial nesse selo. As histórias não são escritas nem desenhadas por Maurício de Souza. São releituras feitas por outros quadrinistas nacionais que reinterpretam a obra. Outra característica desse selo é que ele costuma abordar temas mais adultos e pautas sociais importantes, como racismo, assédio no trabalho e conflitos familiares. Sem mais delongas, vamos as indicações.

Mônica Força

Mônica costuma ser uma personagem de força bruta, durona e que desse a coelhada em quem enche o seu saco. Em Mônica Força ela precisa encarar a separação dos seus pais e aprender a desenvolver outro tipo de força. Roteiro e ilustrações feito pela Bianca Pinheiro. Clique aqui para comprar esse quadrinho pelo meu link.

Tina Respeito

Jornalista recém-formada, Tina finalmente realiza o sonho de trabalhar na redação de um grande jornal, mas logo descobre que um dos donos do jornal é um grandíssimo filho da puta. Roteiro e ilustrações feito pela Fefê Torquato. Clique aqui para comprar esse quadrinho pelo meu link.

Jeremias Pele

Jeremias começa a entender e lidar com o racismo. Essa daqui se você não ficar pelo menos com os olhos cheios d’água você não tem coração. Roteirizado pelo Rafael Calça e desenhado por Jeferson Costa. Há um texto aqui no blog sobre o dia em que eu conheci ambos em um evento no Cuca do Mondubim. Clique aqui para comprar esse quadrinho pelo meu link.

Penadinho Vida

Penadinho descobre que a Alminha, seu interesse amoroso na pós-vida, vai reencarnar. Penadinho começa uma jornada para dizer a ela tudo que ele sente antes que ela parta para a vida. Produzido por Paulo Crumbim e Cristina Eiko. Clique aqui para comprar esse quadrinho pelo meu link.

Outras opções fora as Graphic MSP

Cannabis. A Ilegalização da Maconha nos Estados Unidos

Um quadrinho super didático sobre a história da ilegalização da maconha nos Estados Unidos. Esse não é um quadrinho de ficção, é uma quadrinização de fatos históricos. Uma jornada repleta de racismo e preconceito. Entender como a maconha foi ilegalizada nos EUA ajuda também a entender como o resto do mundo adotou essa política de ilegalização da maconha. Roteirizado e desenhado pelo Box Brown. Clique aqui para comprar esse quadrinho pelo meu link.

Neurocomic

Outro quadrinho super didático. Neurocomic foi roteirizado por dois neurocientistas, com o objetivo de explicar de forma lúdica o funcionamento do cérebro. Clique aqui para comprar esse quadrinho pelo meu link.

Paraíso Perdido

Essa é uma adaptação em quadrinhos de um livro (sim, isso existe e é relativamente comum). O livro Paraíso Perdido foi escrito por John Milton, a primeira publicação dessa obra data de 1667. O livro é uma novelização da queda de Lúcifer e utiliza uma linguagem super rebuscada e poética. Algumas passagens desse livro ficaram tão conhecidas, que existem algumas frases ditas por Lúcifer que algumas pessoas acham que fazem parte da Bíblia. Em especial uma em que ele diz: “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”. É um quadrinho enorme, super volumoso, pesado e caro, mas um verdadeiro deleite. A adaptação em quadrinhos possui ilustrações incríveis feitas em carvão pelo Pablo Auladel, que ajuda a passar o clima sombrio da obra. Clique aqui para comprar esse quadrinho pelo meu link.

E se eu quiser entrar no mundo dos super heróis?

Mulher-maravilha: A Verdadeira Amazona

Nesta Graphic Novel, a origem da Mulher-Maravilha é reinterpretada, a roteirista e artista Jill Thompson compartilha uma Princesa Diana diferente de qualquer outra que já vimos antes. Como criança pertencente à realeza, ela é mimada e livre para exercer sua vontade sem restrições – até que seu egoísmo conduz a trágicos resultados. Antes de poder se tornar uma heroína, ela primeiro terá que encontrar redenção. A arte aquarelada da Jill Thompson é um verdadeiro desbunde. Clique aqui para comprar esse quadrinho pelo meu link.

Mangás

Os mangás também seguem a mesma lógica de obras numeradas e obras completas em um único volume. Mais uma vez, recomendo começar pelas que são volume único. Como recomendação, vou deixar um mangá lançado pela editora Pipoca & Nanquim, a qual sou um grande fã.

O Último Voo das Borboletas

A sinopse que tem na Amazon é muito boa então vou só copiar e colar aqui:

“A premiada autora de mangás Kan Takahama nos traz um recorte singular de um momento turbulento do Japão, quando se encerrava a Era Edo e se iniciava a Era Meiji, com as forças do xogunato recuando e as fronteiras do país começando a se abrir para negócios com nações estrangeiras. É nesse panorama de grandes mudanças que acompanhamos a história de Kichou, uma tayu, prostituta de alta classe que se encontra no topo da hierarquia do bordel onde oferece seus serviços. Vivendo dia após dia como a profissional do ramo mais cobiçada de seu bairro, ela não vê problema algum em ter que atender clientes de qualquer nacionalidade… até que sua vida se cruza com a de um homem que padece de uma grave doença — e a existência de ambos começa a tecer a mais secreta história de amor e morte. Uma trama com passagens ao mesmo tempo ásperas e cruéis, mas que também evoca uma beleza indelével, despertando um tipo de fascinação que só poderia ser causada pelo talento e sutileza de sua criadora. Mangá em volume único com acabamento luxuoso, com 172 páginas em papel lux cream de alta gramatura, sobrecapa com verniz de alto relevo, capa impressa em cor metalizada, posfácio da autora e glossário explicativo da edição nacional.” Clique aqui para comprar esse quadrinho pelo meu link.

Extra

Recomendo demais que visitem uma loja especializada em quadrinhos, não precisa comprar nada, só conhecer uma loja dessas já é uma diversão. Para quem é de Fortaleza, recomendo a Reboot Comic Store, a Art Cult e a Gibiteria Fanzine. A Reboot tem uma loja que fica exatamente em frente ao IFCE da 13 de maio, não tem como errar.

Eu falei que sou muito fã da editora Pipoca & Nanquim, eles começaram como um canal do youtube falando de quadrinhos e cinema. Só muito tempo depois é que viraram uma editora. Gosto de mais do conteúdo que eles produzem, então para finalizar, vou deixar aqui um vídeo que eles falam de dois quadrinhos que eles lançaram:

3 Comments

  1. Massa! Confesso que não conheço muito esse universo, embora tenha lido muitas revistinhas quando criança… Agora fiquei com vontade de conhecer as lojas, principalmente a que tem café… hahaha

  2. Pingback: 2022 - Barco Furado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *