Dieta de Informação

Genialize-se! Do verbo genializar, que obviamente é um neologismo, mmmaaasss… Se fosse mesmo um verbo, se fosse uma ação de fato, qual ação seria referente a esse verbo imaginário? Algo como musculação cerebral, talvez? Bem, sabemos que a hipertrofia muscular depende diretamente da alimentação (entre outras coisas), sendo esta a matéria prima da construção muscular. Então pra quem busca ganhar massa muscular é natural se preocupar com a qualidade dessa matéria prima, a dieta precisa estar sob controle.



Acho que já ficou claro onde quero chegar. Os nutrientes estão para a boa forma tal qual a informação está para a aquisição de novos conhecimentos e habilidades. O que nos faz chegar ao título dessa postagem. A minha dieta de informação é bem diversificada, minha tendência natural é ser mais generalista do que especialista. Eu quase sempre prefiro consumir um pouco de cada coisa do que muito de uma coisa só. As três mídias que mais tenho consumido conteúdo são vídeos (Alura e Youtube), livros e podcasts (caso você não saiba o que é podcast clique aqui). E os quadrinhos Felipe? Pois é, vivo postando coisas de quadrinhos no meu instagram, mas é uma mídia que tenho usado mais para entretenimento. Claro que existem quadrinhos super densos que às vezes conseguem ensinar um assunto tanto quanto ou mais do que um livro didático, como é o caso de Maus. Nessa postagem eu não vou focar no conteúdo de entretenimento, vou focar nos conteúdos cabeçudos mesmo.

O meu café da manhã de informação todos os dias tem sido os podcasts Estadão Noticias e o Durma com essa do jornal Nexo. O primeiro lança episódios novos de segunda a sexta, o segundo de segunda a quinta e os dois possuem duração média de 15 minutos. Ambos focam bastante em política, o que tem me ajudado bastante nesses tempos em que todo santo dia tem alguma doidera diferente acontecendo na nossa política. Eu uso o app Castbox para gerenciar e ouvir os meus podcasts, configurei o app para fazer download automático dos dois assim que sai um episódio novo. Todo dia de manhã a minha viagem de ônibus para o trabalho é feita escutando-os. Com essa mesma proposta eu escuto também o Foro de Teresina, que lança episódio novo semanalmente e possui duração média de 50 minutos.

Aqui e acolá no trabalho eu faço alguma coisa que me permite ficar ouvindo algum podcast. A volta pra casa também sempre é na base do podcast. Eu meio que estabeleci uma regra pra andar no ônibus que é assim, se estou em pé (quase sempre) eu estou ouvindo podcast, se estou sentado eu estou lendo (vamos já falar de livros). E quais outros podcasts eu escuto? Então, com o Castbox eu posso me inscrever em um podcast e ser notificado toda vez que um episódio novo é lançado. Algo parecido com a função do sininho no youtube. Atualmente eu estou inscrito 60 podcasts diferentes. Obviamente não dá pra acompanhar tudo, mas sempre que sai um episódio novo eu dou uma olhada no título e na descrição, se me interessar eu acrescento a minha playlist. Ano passado eu ouvi 739 eps diferentes de vários podcasts. Ficaria inviável falar de tudo que acompanho nessa postagem, então vou apenas colocar a listagem de tudo o que estou inscrito aqui (tirando os 3 que já linkei acima):

Partindo para os vídeos, eu costumo usar a plataforma Alura para desenvolver as skills mais técnicas. No youtubezão de meu Deus eu tenho me descoberto um amante de um tipo de vídeo chamado vídeo ensaio. Vou deixar aqui algumas sugestões de canais que trabalham esse gênero de vídeo e alguns outros que são fontes de informação importantes para mim.

Meteoro Brasil

Canal do Pirula

Mimimidias

Teze Onze

Quadro em Branco

JoutJout Prazer

Canal Nostalgia

Eu acompanho vários outros canais, como o Nerdologia e o Pipoca e Nanquim, mas como eu já havia mencionado, eu vou focar na indicação de conteúdos mais cabeçudos.

Em relação aos livros, mais uma vez a minha característica de consumir conteúdos de coisas muito variadas fica presente, olhando a minha lista de livros e quadrinhos lidos ano passado dá para perceber isso. Eu estou sempre lendo um quadrinho e um livro. Assim que termino um livro, o próximo já está definido. A mesma coisa com quadrinhos. Em geral leio quadrinhos quando estou em casa, e deixo o livro que estou lendo no momento dentro da mochila para ler quando posso, levando sempre em consideração aquele lema, se estou sentado sem fazer nada eu já puxo o livro, se estou em pé sem fazer nada eu já coloco um podcast pra ouvir. A minha última leitura concluída foi o livro Justiça – O que é fazer a coisa certa? do autor Michael J. Sandel. Esse é daqueles livros que eu acho que todo mundo deveria ler, o título do livro já deixa bem claro o porquê. Atualmente estou lendo O fole roncou!: Uma história do forró, mas essa é uma leitura que eu só recomendo se você gostar muito de forró.

Em geral eu não costumo fazer aquela clássica finalização com o Call to Action. Mas nesse caso eu gostaria de saber, quais os seus hábitos de consumo de informação? Coloque aí nos comentários, mas só se quiser.

BONUS ROUND!

Para finalizar, gostaria apenas de indicar esse vídeo, porque ele não deve ser esquecido jamais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *