Conhecendo a Serra da Ibiapaba

Já fazia tempo que eu e a Fabrícia estávamos querendo fazer essa viagem, pretendíamos ir em junho mas desde então nossos calendários não batiam e adiávamos, enfim, conseguimos uma brecha e fomos finalmente passar um fim de semana na Serra da Ibiapaba, que fica a 304 km de Fortaleza. Ficamos na Pousada Ubajara em Ubajara (redundância não intencional :P).

Pousada Ubajara.jpg

Nosso principal critério de escolha foi (além de um bom preço, claro) a possibilidade de termos cozinha a disposição, como a Fabrícia possui restrições alimentares com glúten e lactose, sempre procuramos pousadas em que ela possa fazer sua própria comida, uma busca que nem sempre é fácil, mas lá fomos muito bem atendidos e os funcionários foram super solícitos com a nossa demanda pela cozinha, e ai já vai um ponto positivo para Pousada Ubajara, os funcionários lá são um amor, super atenciosos e conversam de forma informal (o que pra mim é ótimo, mas para algumas pessoas eu imagino que isso possa incomodar).

Agora vamos as nossas andanças pela Serra da Ibiapaba.

Santuário da Mãe Rainha em Ubajara

Saímos de casa na quinta feira as 08:30 e chegamos na pousada as 14:30 mais ou menos, como a maior parte das atividades em Ubajara demandam o dia todo (algo que falarei mais na frente), procuramos algo que pudéssemos fazer no fim da tarde, então fomos até o Santuário da Mãe Rainha em Ubajara.

É lindo! Mas é só isso mesmo… O lugar não é muito grande e rapidamente é possível explorar todo o lugar, não tem muito o que fazer lá além de bater algumas fotos. É uma programação que eu só recomendo se você tiver uma horinha sobrando durante o dia, ai você dá uma pulinho lá pra ver de perto esse jardim de entrada maravilhoso (bati várias fotos dessas flores azuis).

Sítio do Bosco

Na sexta feira fomos para o Sítio do Bosco. Uma das primeiras coisas com a qual você se depara quando entra é essa visão aqui:

Sítio do Bosco.jpg

O lugar é incrível e eu recomendo muito que você não deixe de conhecer quando estiver por lá, ele fica em Tianguá que é uma cidade vizinha de Ubajara. É uma programação para passar o dia, a entrada é R$ 5,00 e vale muito a pena, tem várias trilhas, uma delas com queda d’água e piscina natural, piscinas pra criançada, restaurante, chalés, espaço para camping, tirolesa (pago por fora, R$ 10,00), voo livre de parapente (também pago por fora, R$ 200), uma brincadeira muito saudável em um balançador que dá para o abismo (#contémIronia):

E um local em que constantemente é abastecido com frutos e uma família de macacos prego vem fazer a festa:

O meu alvo principal nessa viagem foi o voo livre, fazia muito tempo que eu queria ter essa experiência. Ao chegar lá e procurar informações sobre o voo, fui orientado a procurar pelo Rogério, que coordena essa parte do sítio e também é guia de voo, ele tirou todas as minhas dúvidas e ele próprio foi meu guia de voo.

Mesmo que você não tenha o objetivo de voar, é legal ficar lá um tempo observando o abismo:

E a decolagem dos parapentes:

O voo dura de 10 a 20 minutos, pode parecer um tempo curto em relação ao dinheiro gasto, mas vale cada centavo, a decolagem realmente dá muito medo, mas quando você está lá em cima, já voando, é uma das sensações mais incríveis que já tive na vida. Tudo é filmado com uma action cam e você recebe um dvd com a filmagem pouco tempo depois do pouso. Coloquei a minha filmagem toda no youtube:

Parque Nacional de Ubajara

No sábado fomos para o Parque Nacional de Ubajara. O parque é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, o que significa que o local não pode ser habitado pelo homem, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais – em atividades como pesquisa científica e turismo ecológico (Acho que já deu pra perceber que o turismo na Serra da Ibiapaba se baseia todo em turismo ecológico), e é gerenciado pelo Instituto Chico Mendes. Para entrar no parque o valor é de R$ 5,00. Se você estiver com pressa, entrar no parque para conhecer a vista do famoso teleférico de Ubajara já vale muito a pena:

Vista do teleférico de Ubajara

Mas eu não aconselho ir lá com pressa, pois a melhor parte do parque são as trilhas, e o percurso delas demandam um certo tempo, pra facilitar o entendimento, aqui vai o banner que explica as trilhas:

Jpeg

Eu e a Fabrícia fizemos a trilha da Cachoeira do Cafundó.

Cachoeira do Cafundó - Ubajara

Essa trilha possui duração aproximada de 3 horas, mas o nosso grupo fez o percurso em 3 horas e meia. Vale muito a pena fazer pelo menos a trilha mais leve, chamada Arvorismo e Mirante da Gameleira (a trilha da Cachoeira do Cafundó passa pelo arvorismo, pelo Mirante da Gameleira e no final é que vai até a cachoeira), essa trilha é a mais leve não só por ter uma duração menor, como também por exigir menos esforço físico. Todas possuem vistas maravilhosas, mas não vou mostrar mais fotos por que já estou dando muitos spoilers dos passeios ;P

Mas e a famosa Gruta de Ubajara?
Então, a trilha que vai até a gruta é a mais pesada de todas, possui 6 horas de duração! É isso mesmo! 6 horas de duração, e isso é tempo aproximado, pode ser que o percurso dure mais do que isso. E porque tão demorado? Simples, o teleférico infelizmente está desativado, os guias explicaram que os cabos de força passaram da validade, tornando inviável o uso, explicaram também que a licitação para manutenção geral do teleférico já foi realizada e iniciará em setembro, mas ainda sem data para o retorno do seu funcionamento. Quando o teleférico está funcionando, é possível ir até a gruta pela trilha e voltar de teleférico, o que reduz o tempo da trilha pela metade, mas estando desativado, é preciso ir e voltar pra gruta a pé mesmo (sendo 7 km só pra chegar lá). É preciso realmente reservar um dia só pra conhecer a gruta. Mas eu espero ainda voltar lá quando o teleférico estiver funcionando para fazer o passeio de teleférico (que passa por cima de um precipício) e conhecer a gruta.

Neblina Park Hotel

Quando estávamos pesquisando sobre os pontos turísticos da serra, esse hotel sempre aparecia nas nossas pesquisas. Então no sábado depois da trilha no parque nacional fomos até o Neblina Park Hotel. A área do hotel é imensa, possui um pequeno engenho e uma caldeira para fazer rapadura, mas que infelizmente não estava funcionando quando fomos, tem também tirolesa, alguns animais diferentões, piscinas e muuuuuuuuuuuitos brinquedos para crianças, além do local todo ser lindíssimo. Para a visitação é pago R$ 5,00 por pessoa e para ter acesso as piscinas é pago R$ 10,00 por pessoa. É um passeio que vale mais a pena para a criançada, o local claramente dá muita atenção para o entretenimento dos pequenos, para os adultos, eu só indico se realmente sobrar tempo depois de já ter visitado todos os outros locais.

O que tem pra fazer por lá a noite?

Nada…

Como o turismo da região se baseia em turismo ecológico, tudo é feito durante o dia mesmo, o Sítio do Bosco por exemplo, fecha para visitação as 17:30, o Parque Nacional de Ubajara fecha as 17 horas e é isso. Você até vê um restaurante a noite mas nada que chame muita atenção, os próprios funcionários da pousada disseram que não tinha atração por lá a noite.

Uma companhia inesperada na volta

Nada de extraordinário, mas vou colocar só pra fazer uma graça no final:

2 Comments

1. Pingback: Roteiro de viagem | Serra da Ibiapaba – Planeja e vai!